Conheça os maiores artilheiros da história da La Liga

Campeonato Espanhol acumula 90 edições desde a sua criação

Conheça os 10 maiores artilheiros da La Liga (iStock)

Desde 1929, a Espanha tem em seu calendário esportivo a realização da La Liga, a “Liga das Estrelas” (recebe esse nome por Real Madrid e Barcelona, historicamente, serem dois times que sempre contaram com os melhores jogadores do mundo na atualidade). São 90 temporadas finalizadas, além da atual (2020/21) que está em andamento. A quase secular competição de futebol em território espanhol tem uma história muito rica e personagens que para sempre estarão nos livros e memórias do Campeonato Espanhol.

A La Liga foi criada para profissionalizar o futebol na Espanha, tendência que vários outros países na Europa seguiam na época. Isso quer dizer que por lá o futebol já engatinhava. Em 1902, a Copa do Rei acontecia e trazia ao público uma competição à nível nacional. No entanto, somente anos depois o esporte se estruturou para se tornar o que é hoje.

Daquele dia em diante, a La Liga foi se fortalecendo a cada dia até se tornar um dos maiores eventos esportivos do planeta. Afinal, por lá desfilam grandes estrelas do futebol, divididos em clubes gigantescos que se enfrentam em quase todos os finais de semana por alguns meses. Muitos se destacam, é, claro, pela quantidade de gols que fazem temporada após temporada. Sabe dizer quem são os maiores nomes neste quesito? O Betsul separou os principais artilheiros da história da La Liga e a lista você confere a seguir!

5 - Raúl

Qual fã da La Liga não sente falta de “Raúl Madrid”? Durante 16 anos (de 1994 a 2010), o centroavante espanhol serviu aos merengues e deixou sua marca muitas e muitas vezes. Segundo maior artilheiro da história do Real, Raúl tem 228 gols em 550 jogos no Campeonato Espanhol, sendo o 5º maior artilheiro da história da competição. 

Neste período, conquistou a taça nacional seis vezes, ganhou o prêmio de melhor jogador da temporada no país em cinco anos e sagrou-se artilheiro da La Liga em duas oportunidades (1998/99 e 2000/01).

4 - Hugo Sánchez

O 4º maior artilheiro da La Liga também escreveu a sua história na competição vestindo as cores do Real Madrid. No entanto, o atacante passou antes pelo rival Atlético de Madrid e depois dos merengues foi jogar pelo Rayo Vallecano. O mexicano Hugo Sánchez sempre foi uma máquina de gols e seus números não mentem. Nos 347 jogos pelo Campeonato Espanhol, marcou nada menos do que 234 tentos.

Esses gols o ajudaram a vencer a La Liga cinco vezes (todas com o Real) e a terminar a temporada como artilheiro também em cinco oportunidades diferentes.

3 - Telmo Zarra

Durante muito tempo, Telmo Zarra foi considerado por muitos como o maior jogador da história da La Liga (Cristiano Ronaldo e, principalmente, Lionel Messi ofuscaram essa ideia). Por nunca ter defendido Real Madrid e Barcelona, o espanhol não é tão prestigiado quanto outros atletas, mas é inegável que ele é uma lenda.

Em sua carreira, defendeu quatro clubes, todos do País Basco, com destaque para a passagem de 15 anos pelo Athletic Bilbao. Por lá, conquistou a La Liga de 1942/43 e recebeu seis vezes o prêmio de artilheiro da competição (em 1950/51 marcou incríveis 38 gols).

2 - Cristiano Ronaldo

Na lista de maiores artilheiros da história da La Liga, nenhum é tão eficiente quanto Cristiano Ronaldo. O português que ficou no Real Madrid de 2009 a 2018 marcou 311 gols em 292 jogos, com média de 1,06 gol por partida (o único no top 10 com média superior a um). O desempenho absurdo com a camisa dos merengues o coloca como o maior artilheiro da história do clube, deixando para trás uma legião de outros craques.

Por incrível que pareça, Cristiano Ronaldo só foi artilheiro da La Liga na temporada 2010/11, quando quebrou o recorde de Zarra ao anotar 40 gols em uma única edição (Messi viria a quebrar a marca logo em seguida). Em questão de títulos, venceu apenas dois do Campeonato Espanhol, mas conquistou o dobro disso na Liga dos Campeões da Europa.

1 - Lionel Messi

Você pode discutir se Lionel Messi é ou não o maior jogador da história do futebol, mas é difícil não dizer que o argentino é o maior da La Liga. Os números advogam a favor do camisa 10 do Barcelona. Afinal, são 447 gols em 491 desde 2004, quando estreou pelos catalães. Se a média é menor do que a de Cristiano Ronaldo, por exemplo (“apenas” 0.91 por partida para o meia-atacante), o sucesso é muito maior.

São 10 títulos da La Liga e sete prêmios de artilheiro da temporada, que inclui a assombrosa edição de 2011/12, quando marcou 50 gols em 38 partidas, o recorde histórico da competição que até o momento ninguém conseguiu bater. 

Posição       Jogador   Gols   
Lionel Messi   447*
Cristiano Ronaldo   311
Telmo Zarra   251
Hugo Sánchez   234
Raúl   228
Alfredo di Stéfano   227
César   223
Quini   219
Pahiño   210
10ºEdmundo Suárez   195

*Números atualizados até 23 de novembro de 2020

Carrinho
SimplesCombinada
logo pinpayCompre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!

R$000.000,00