A última vez que dois times brasileiros disputaram uma final da Libertadores

Em toda a história do torneio, tivemos apenas duas finais entre clubes brasileiros

Em toda a história do torneio, tivemos apenas duas finais entre clubes brasileiros. (iStock)

Depois de muita angústia, o Palmeiras se classificou para a grande final da Copa Libertadores 2020, na última terça-feira (12). O adversário do alviverde sai nesta quarta-feira do confronto entre Santos e Boca Juniors, e podemos ter uma final brasileira no torneio sul-americano, algo que não acontece há mais de 14 anos

Em mais de 60 anos de Copa Libertadores, tivemos apenas duas finais entre clubes brasileiros na história. A última vez que tivemos dois clubes brasileiros decidindo o título da principal competição de clubes da América do Sul foi na Libertadores de 2006. Naquela edição, o então campeão São Paulo buscava o segundo título consecutivo, o quarto de sua história, e o Internacional brigava pelo título inédito do torneio. 

O Tricolor Paulista fazia mais uma campanha forte e vinha com grandes expectativas. O time terminou na liderança do Grupo 1 que era composto por Cienciano, Caracas e Chivas Guadalajara. Nessa fase de grupos, o time brasileiro perdeu os dois confrontos para o time mexicano. Já na fase de mata-mata, o São Paulo eliminou o Palmeiras nas oitavas, na sequência passou pelo Estudiantes depois de uma disputa de pênaltis e se vingou do Chivas Guadalajara nas semifinais vencendo tanto no México como no Morumbi. 

Assim como o time paulista, o Inter também terminou na liderança de seu grupo, composto por Nacional-URU, Unión Maracaibo e Pumas, mas de forma invicta. No mata-mata, o Colorado enfrentou logo de cara os uruguaios que terminaram na vice-liderança do grupo. Na sequência, o time gaúcho passou por LDU e Libertad até chegar na grande final.

Como foi a final da Libertadores 2006?

Realizada em confrontos de ida e volta, a final da Libertadores de 2006 teve o primeiro embate com mando de campo do São Paulo. No Morumbi, o time comandado por Muricy Ramalho foi surpreendido pelo Colorado de Abel Braga. O primeiro tempo terminou sem gols, mas foi marcado por duas expulsões, uma de cada lado. Josué foi expulso pelo São Paulo e Fabinho pelo Inter. Na segunda etapa, o time gaúcho abriu 2 a 0 com gols de Rafael Sóbis. O zagueiro Edcarlos descontou para o Tricolor, mas a derrota veio por 2 a 1. 

Na partida de volta no Beiro Rio, o Inter jogava pelo empate para conquistar o título inédito da Libertadores, graças à vitória no primeiro confronto. Ainda no primeiro tempo, o artilheiro Fernandão abriu o placar para o time da casa. Precisando da virada, o São Paulo conseguiu empatar no início da segunda etapa com Fabão. Minutos depois, Tinga colocou o Inter novamente na frente e ainda tomou o segundo amarelo e, consequentemente, foi expulso. Apesar da grande pressão, o Tricolor conseguiu marcar mais uma vez apenas, com gol de Lenílson. Com o empate em 2 a 2, o Internacional conquistou pela primeira vez a taça da Copa Libertadores da América. 

2018 foi quase

Há pouco tempo, tivemos um cenário parecido com o da Libertadores de 2020. Dois brasileiros enfrentaram dois times argentinos na semifinal. Palmeiras tinha o Boca Juniors pela frente e o Grêmio tinha o River Plate como adversário. Contudo, o que tivemos foi uma final histórica entre os dois maiores rivais do futebol argentino. 

Finais entre clubes brasileiros na história da Libertadores

Athletico-PR 1x1 São Paulo - Copa Libertadores 2005
São Paulo 4x0 Athletico-PR - Copa Libertadores 2005
São Paulo 1x2 Internacional - Copa Libertadores 2006
Internacional 2x2 São Paulo - Copa Libertadores 2006

Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!