Saiba quais times paulistas foram campeões no Maracanã

Palco da final da Copa Libertadores 2020 já teve títulos celebrados por clubes de São Paulo

Títulos paulistas no Maracanã
Palco da final da Copa Libertadores 2020 já teve títulos celebrados por clubes de São Paulo. (iStock)

A final da Copa Libertadores 2020 será disputada entre dois times brasileiros, mais especificamente, dois times paulistas. Palmeiras e Santos chegaram à tão sonhada decisão do torneio sul-americano e disputaram o título em um jogo único e o palco não poderia ser melhor, o Maracanã. Considerado um templo histórico do futebol brasileiro, o estádio localizado no Rio de Janeiro não é exclusivo para conquistas de clubes cariocas. Muito pelo contrário, o futebol paulista já teve grandes conquistas no saudoso Maraca. Na verdade, tanto Santos como Palmeiras, finalistas da Libertadores 2020, já foram campeões no gramado do Maracanã mais de uma vez.

Qual foi o primeiro título de um time paulista no Maracanã?

Perto de conquistar o tão sonhado título da Copa Libertadores, o Palmeiras foi o primeiro time de São Paulo a levantar uma taça no estádio do Maracanã. E não foi qualquer título, mas sim a Copa Rio de 1951. Apesar das provocações dos rivais e dos questionamentos, a FIFA - que deu autorização para a criação do torneio na década de 50 - reconheceu em 2014 como o “primeiro campeonato mundial de clubes”

Sim, esse é o torneio que os palmeirenses clamam como título mundial. O alviverde venceu a Juventus em duas partidas. O primeiro confronto terminou 1 a 0 com gol de Rodrigues. Já na segunda partida, o confronto terminou empatado em 2 a 2, Praest e Karl Hansen marcaram para os italianos, Rodrigues e Liminha para o Palestra. Assim, mais de 100 mil torcedores no Maracanã presenciaram a primeira conquista de um time paulista no estádio. 

Qual time paulista mais vezes foi campeão no Maracanã?

Historicamente, o Santos pode dizer que joga em casa a final da Libertadores de 2020. Afinal, nenhum outro time paulista conquistou mais títulos no Maracanã que o Peixe. Até aqui, foram oito títulos do alvinegro praiano no icônico estádio. Grande parte dessas conquistas foram na época de Pelé. A primeira veio em 1962 com a Taça Brasil, sendo que na partida final os santistas golearam o Botafogo por 5 a 0, com gols de Dorval, Pepe, Coutinho e Pelé (2). Essa foi apenas uma das três conquistas de Taça Brasil,  que depois foi reconhecida pela CBF como Campeonato Brasileiro, no Maracanã.

O estádio também foi palco da conquista do Mundial de 1963 do Santos. Depois de empatar no placar agregado nos dois primeiros jogos da grande decisão com o Milan, o Peixe venceu novamente por 1 a 0 sem ter o Rei em campo. 

Além dessas conquistas, o Santos venceu três torneios Rio-São Paulo, sendo o mais recente em 1997, e um torneio Roberto Gomes Pedrosa (1968), que também foi reconhecido como Campeonato Brasileiro posteriormente.

Qual foi o último time paulista a ser campeão no Maracanã?

Claro, com a final da Libertadores definida com dois times paulistas, o título do torneio sul-americano será a conquista mais recente de um clube da cidade de São Paulo no Maracanã. Antes dessa conquista, o Santo André foi o último time paulista a se tornar campeão no estádio.

Na surpreendente campanha da Copa do Brasil de 2004, o Ramalhão deixou pelo caminho Novo Horizonte, Atlético-MG, Guarani, Palmeiras e XV de Novembro até chegar na grande decisão contra o Flamengo. Depois de empatar o primeiro jogo em 2 a 2, na partida de ida, disputada no Palestra Itália, estádio do Palmeiras, o clube do ABC foi como grande azarão para o segundo jogo. No Maracanã, o que se viu foi uma vitória inacreditável por 2 a 0 do Santo André e uma das maiores zebras da história da Copa do Brasil. 

Todos os títulos de clubes paulistas no estádio do Maracanã

Santos: 8

Taça Brasil 1962

Rio-São Paulo 1963

Mundial Interclubes 1963

Rio-São Paulo 1964

Taça Brasil 1964

Taça Brasil 1965

Roberto Gomes Pedrosa 1968

Rio-São Paulo 1997

Palmeiras: 2

Copa Rio 1951

Taça Brasil 1967

Corinthians: 2

Rio-São Paulo 1953

Mundial de Clubes 2000

Portuguesa: 1

Rio-São Paulo 1952

Santo André: 1

Copa do Brasil 2004

Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!