Times que mais vezes chegaram na final da Libertadores

Maior campeão do torneio com sete títulos, Independiente não é o time com mais participações em finais

Finais de Libertadores
Maior campeão do torneio com sete títulos, Independiente não é o time com mais participações em finais. (iStock)

Objeto de maior desejo dos clubes da América do Sul, a taça da Libertadores anualmente está em disputa pelas principais equipes do continente. Em mais de meio século de história, Brasil e Argentina são predominantes em títulos e em times que participaram da grande decisão do torneio sul-americano. 

Os argentinos somam 25 conquistas, enquanto os brasileiros têm 19. Os argentinos também levam vantagem na lista de clubes que mais vezes chegaram na final. Contudo, o Brasil tem uma gama maior de clubes que já chegaram à grande decisão. Ao todo, 13 times brasileiros diferentes disputaram a final da Libertadores, e 10 times argentinos distintos chegaram ao confronto decisivo. 

Qual time chegou mais vezes na final da Libertadores?

Ninguém sabe o que é disputar mais vezes a decisão do torneio sul-americano como o Boca Juniors. Os Xeneizes disputaram 11 finais de Copa Libertadores. Curiosamente, a primeira participação do time de La Bombonera foi contra o Santos de Pelé e não teve um final feliz para os argentinos. 

Somente em 1977, o Boca voltou a disputar uma decisão de Libertadores e, dessa vez, conseguiu conquistar o seu primeiro título, Desde então, o time construiu uma história riquíssima na competição e a camisa se tornou uma das mais pesadas do futebol sul-americano. Contudo, já tem um tempo que o time não vence um título. Apesar de recentemente ter disputado as finais de 2012 e 2018, o último título foi em 2007. 

De forma surpreendente para muitos, especialmente os mais jovens, o segundo time que mais vezes chegou na final da Libertadores não é argentino nem brasileiro, mas uruguaio. Com muita tradição no torneio, o Peñarol disputou 10 finais da competição sul-americano. A primeira foi em 1960 e a última em 2011. O aproveitamento nos confrontos decisivos é de 50%, ou seja, foram cinco títulos e cinco vices de Libertadores, sendo a última conquista em 1987. 

Sem dúvida alguma, Boca Juniors e Peñarol têm muita tradição na história da Libertadores, mas quando falamos de aproveitamento em finais nada se compara ao maior campeão do torneio, Independiente. O time de Avellaneda (província de Buenos Aires) chegou em sete finais de Libertadores e venceu todas. Isso mesmo. O Independiente pode ter menos participações que Boca e Peñarol, porém com esse aproveitamento impecável conquistou mais títulos, sendo o último em 1984.  

Além do Independiente, River Plate e Olimpia também têm sete participações em finais de Libertadores. O River tem melhor aproveitamento e conquistou quatro títulos, enquanto o time paraguaio levou a taça três vezes para casa. 

Qual time brasileiro mais vezes disputou a final da Libertadores?

Dono de três títulos, o São Paulo é o clube brasileiro que mais vezes chegou à decisão do torneio sul-americano. Ao todo, o Tricolor Paulista esteve em seis finais, ou seja, tem aproveitamento de 50%. A primeira vez que os são-paulinos chegaram na final foi em 1974, porém não saíram vencedores. O título inédito veio em 1992 e na sequência, em 1993, o time já conquistou o bicampeonato. O tricampeonato poderia ter sido logo em 1994, porém o São Paulo ficou com o vice, perdendo a final para o Vélez Sarsfield. O Tricolor Paulista tem o mesmo número de finais e títulos que o Nacional do Uruguai. 

Atrás dos são-paulinos e dos uruguaios, está outro time tricolor, o Grêmio, com cinco participações em decisão de Libertadores, assim como o Estudiantes. O Tricolor Gaúcho ficou com a taça em duas oportunidades, já o time argentino tem um aproveitamento melhor, vencendo quatro vezes. 

Times com mais participações em final de Copa Libertadores

TimeParticipações em finais
Boca Juniors 11
Peñarol10
Independiente, River Plate e Olimpia7
São Paulo e Nacional-URU6
Grêmio e Estudiantes5
Santos, Cruzeiro, Palmeiras e América de Cali4
Internacional e Atlético Nacional3
Flamengo, Colo-Colo, Cobreloa, Newell's Old Boys, Barcelona de Guayaquil e Deportivo Cali2
Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!