Liga das Nações da UEFA: Grupos, formato e vagas para a Copa do Mundo

Competição de seleções europeia traz a possibilidade de classificação para o próximo mundial

Competição de seleções europeia traz a possibilidade de classificação para o próximo mundial. (iStock)

Organizada pela UEFA, a Liga das Nações está de volta para a sua segunda edição. A partir desta quinta-feira, 55 seleções européias disputam a competição que irá se estender até o mês de março de 2022. Será a primeira competição oficial de seleções a acontecer durante a pandemia. 

A criação do torneio, que tem história bastante recente, veio para diminuir a quantidade de amistosos entre seleções europeias em datas FIFA, trazer mais competitividade e proporcionar jogos mais atraentes, assim, para o público. A primeira, e única edição, foi vencida pela seleção de Portugal. 

Grupos

As 55 seleções estão separadas em quatro Ligas, de acordo com o ranking da própria UEFA. Dentro dessas quatro Ligas existem quatro grupos, com exceção da Liga D, que possui apenas dois grupos. Assim estão distribuídas as seleções:

Liga A

Grupo 1: Holanda, Itália, Bósnia e Polônia

Grupo 2: Inglaterra, Bélgica, Dinamarca e Islândia

Grupo 3: Portugal, França, Suécia e Croácia

Grupo 4: Suíça, Espanha, Ucrânia e Alemanha

Liga B

Grupo 1: Áustria, Noruega, Irlanda do Norte e Romênia

Grupo 2: República Tcheca, Escócia, Eslováquia e Israel

Grupo 3: Rússia, Sérvia, Turquia e Hungria

Grupo 4: País de Gales, Finlândia, Irlanda e Bulgária

Liga C

Grupo 1: Montenegro, Chipre, Luxemburgo e Azerbaijão

Grupo 2: Geórgia, Macedônia, Estônia e Armênia

Grupo 3: Grécia, Kosovo, Eslovênia e Moldávia

Grupo 4: Albânia, Bielorrússia, Lituânia e Cazaquistão

Liga D

Grupo 1: Malta, Andorra, Letónia e Ilhas Faroé

Grupo 2: San Marino, Liechtenstein e Gibraltar

Formato

Na primeira fase, as seleções se enfrentam entre si em seus próprios grupos. As quatro seleções vencedoras de seus grupos na Liga A estão classificadas para a fase final da Liga das Nações da UEFA. Já as seleções que foram campeãs de seus grupos nas Ligas B, C e D serão promovidas à Liga A para a próxima edição da competição.

Vale destacar que as seleções que terminarem nas lanternas de seus grupos nas Ligas A e B serão rebaixadas para a divisão inferior. Nas Ligas C e D, os lanternas disputam um playoff de rebaixamento. 

Classificados para a Copa do Mundo

A Liga das Nações da UEFA também acesso direto à Copa do Mundo da FIFA. Isso mesmo, as 10 seleções vencedoras de seus grupos da primeira fase garantem a classificação para o mundial. Além disso, existe uma disputa de playoffs com outras seleções, como as segundas colocadas, por outras três vagas para a Copa do Mundo. 

Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!