Quem são os jogadores mais jovens a estrear na Liga dos Campeões?

Ainda garotos, eles foram responsáveis por jogar na liga mais competitiva do mundo

Ainda garotos, muitas promessas desfilaram na Liga dos Campeões (iStock)

A Liga dos Campeões é conhecida por reunir os melhores clubes do mundo na atualidade, em grandes partidas que exigem desempenho em alto nível para avançar de fases e brigar pelo tão sonhado título da competição. Condições assim fazem pensar que a Champions é lugar de jogador experiente, que aguenta a pressão e que conhece como é jogar uma partida diferente como esta.

No entanto, a história da Liga dos Campeões mostra que no meio de tanto jogador “cascudo”, consagrado e bom de bola também há espaço para novos talentos, que ainda estão dando seus primeiros passos na carreira. É sobre eles que falaremos hoje, para relembrar quem são os mais precoces jogadores a estrearem na Champions League.

Youri Tielemans (16 anos e 148 dias)

O belga Youri Tielemans sempre foi um jogador visto com muito potencial. Desde que chegou ao Anderlecht, aos cinco anos, progrediu muito bem pelas categorias de base, até alcançar a equipe profissional com apenas 16 anos. Em 2013, estreou pelo clube na Liga dos Campeões, com uma derrota por 3 a 0 para o Olympiacos.

Isso não foi nada na carreira do volante. Antes de completar 20 anos ele já era capitão do Anderlecht, trocou o time de sua infância para desafios maiores no Monaco, chegou à semifinal da Copa do Mundo de 2018 com a Bélgica e hoje é peça importante do Leicester.

Alen Halilovic (16 anos e 128 dias)

Filho de Sead Halilovic, Alen seguiu os passos do pai no Dinamo Zagreb. Em 2012, os croatas já estavam derrotados pelo poderoso Paris Saint-Germain, por 2 a 0, quando nos acréscimos do segundo tempo o jovem atleta entrou em campo e atuou por cinco minutos. Pouco tempo depois, se tornou o jogador mais novo a marcar no Campeonato Croata.

Comparado a Luka Modric, Halilovic não conseguiu muito sucesso até aqui. Rodou por vários clubes, alguns deles gigantes como Barcelona e Milan, mas nunca se firmou. Recentemente, foi contratado pelo Birmingham, da 2ª divisão da Inglaterra.

Rayan Cherki (16 anos e 102 dias)

Por muito pouco, Rayan Cherki não se tornou o jogador mais jovem a estrear na Liga dos Campeões. Em 2019, o meia-armador do Lyon estreou contra o Zenit, depois de deitar e rolar na UEFA Youth League (a Champions da categoria de base). Três semanas antes do jogo em São Petersburgo, ficou no banco dos franceses na Liga e não entrou.

Hoje, com apenas 17 anos, Cherki está no time principal do Lyon, mas ainda pode atuar pelo time sub-19 se o clube quiser.

Céléstine Babayaro (16 anos e 87 dias)

O nigeriano Céléstine Babayaro, já aposentado, era o atleta mais jovem a estrear na Liga dos Campeões da Europa até pouco tempo. Em 1994, pelo Anderlecht, o lateral-esquerdo enfrentou o Steaua Bucaresti na fase de grupos e conseguiu anotar outro recorde: o de jogador mais jovem a ser expulso na Champions, 37 minutos depois de estrear. 

Apesar de não ser tão conhecido, por muito tempo ele defendeu o Chelsea, chegando a vencer a Copa da Inglaterra e a Copa dos Campeões das Copas.

Youssoufa Moukoko (16 anos e 18 dias)

Dez anos depois do recorde de Babayaro, nasceu Youssoufa Moukoko, atacante que hoje detém o recorde de mais jovem a estrear na Liga dos Campeões. Na vitória do Borussia Dortmund sobre o Zenit na fase de grupos da edição 2020/21, o garoto entrou em campo para entrar para a história.

Moukoko, aliás, sempre foi prodígio. Com 13 anos, defendia o time sub-17 dos aurinegros. Com 14, foi promovido ao time sub-19. Logo em seguida, com apenas 15 anos, já treinava com a equipe principal do Dortmund.

Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!