Quem são os maiores campeões do Paulistão?

Competição centenária é conhecida como a primeira do Brasil

Campeonato Paulista foi disputado pela primeira vez em 1902 (iStock)

O Paulistão é um campeonato estadual de muita visibilidade no Brasil. Por reunir clubes do estado mais rico do país, o Campeonato Paulista reúne o maior número de jogadores expressivos e conta com equipes com muita história e títulos. Mais do que isso, ele é um marco para o esporte por aqui, por ter sido o precursor do que vemos nos dias de hoje.

Tanto prestígio faz com que a disputa pelo título seja feita sob muitos holofotes e que o campeão receba todos os méritos pela conquista. E não faltam clubes que já ergueram taças de algumas das eras do Paulistão desde que ele passou a ser disputado entre as agremiações do estado.

Quando o Paulistão foi criado?

Talvez você não saiba, mas foi em São Paulo que o futebol no Brasil começou oficialmente. Em 1901, Charles Miller criou a primeira competição da modalidade no país. No ano seguinte, a bola rolou para os cinco clubes que disputaram a primeira edição da Liga Paulistana de Foot-Ball (Germânia, Internacional, Mackenzie, Paulistano e São Paulo Athletic). Aliás, foi o próprio Miller que terminou ela como artilheiro.

Anos depois, ela foi se popularizando, ganhando novas equipes e passando a ser ocupada pelo povo (nos primeiros anos a participação no Campeonato Paulista estava restrita às elites do estado). Isso se consolidou na criação da APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos), criada com muita ajuda de Corinthians, Palestra Itália e Paulistano.

Apenas em 1933 o futebol em São Paulo se profissionalizou, com a criação da Liga Bandeirante de Futebol. Corinthians e Palmeiras surgiram como os principais expoentes desta nova era, mas logo o São Paulo nasceu e se tornou mais uma grande força na região.

Do primeiro dia até hoje, o Paulistão já teve diversos nomes e foi organizado sob a tutela de seis organizações diferentes. Desde 1941, é a Federação Paulista de Futebol (FPF) que detém os direitos do campeonato e o realiza.

Quantos clubes já foram campeões do Paulistão?

Em mais de 100 anos de Paulistão, apenas 16 clubes diferentes conseguiram chegar ao objetivo máximo de se tornar campeão estadual. Destes, três levantaram a taça apenas uma vez na história. Já outros cinco são multicampeões e acumulam mais de 10 canecos em suas galerias.

Campeões apenas uma vez temos Inter de Limeira (1986), Red Bull Bragantino (1990) e São Caetano (2004). Entre os que ganharam mais de uma vez, mas não empilham troféus aparecem Ituano (2002 e 2014), São Bento (1914 e 1925), Internacional-SP (1907 e 1928), S.C. Americano (1912 e 1913), Germânia (1906 e 1915), AA das Palmeiras (1909, 1910 e 1915), Portuguesa (1935, 1936 e 1973) e São Paulo Athletic (1902, 1903, 1904 e 1911).

Já os gigantes Paulistano, São Paulo, Santos, Palmeiras e Corinthians foram campeões mais de 10 vezes do Paulistão.

Além desses, outros 15 clubes chegaram em uma final pelo menos uma vez, mas nunca conseguiram ficar com um título do Paulistão. São eles: União Lapa, Auto Sport, Jabaquara, XV de Piracicaba, São José-SP, Grêmio Novorizontino, Botafogo-SP, União São João, Paulista, Santo André, Audax, Campos Elíseos, Guarani, Ypiranga e Ponte Preta.

Qual time tem mais participações no Paulistão?

Posição     ClubeParticipações
Corinthians        107
Santos        105
Palmeiras        104
Portuguesa          92
São Paulo          90
Juventus          71
Guarani          67
Ponte Preta          57
Botafogo-SP          55

Qual time é o maior campeão do Paulistão?

Não é novidade que o Corinthians é há um bom tempo disparado o clube com mais títulos do Paulistão. Desde 1913, quando estreou no campeonato estadual, o Alvinegro sagrou-se campeão 30 vezes. Atrás aparece o Palmeiras, atual campeão, que soma 23 conquistas. Com uma a menos está o Santos, maior campeão dos últimos 10 anos. O São Paulo é o quarto maior campeão, com 21 taças.

Abaixo, confira a lista de maiores campeões da história do Campeonato Paulista:

Posição   ClubesTítulos
Corinthians   30
Palmeiras   23
Santos   22
São Paulo   21
Paulistano   11
São Paulo Athletic    4
Portuguesa e AA das Palmeiras    3
Germânia, S.C. Americano, Internacional, São Bento e Ituano    2
São Caetano, Red Bull Bragantino e Inter de Limeira    1
Carrinho
SimplesCombinada
logo pinpayCompre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!

R$000.000,00