Quem é o brasileiro com mais gols na história da Premier League?

Maior artilheiro da Premier League até pouco tempo, Juninho Paulista está perto de ser ultrapassado por outro brasileiro

Maior artilheiro da Premier League até pouco tempo, Juninho Paulista está perto de ser ultrapassado por outro brasileiro. (Crédito: iStock)

A Premier League sempre foi conhecida como uma competição de difícil adaptação para os jogadores brasileiros. Fosse pelo estilo de jogo, pelas difíceis condições climáticas ou a língua, fato é que poucos brasileiros tiveram destaque no Campeonato Inglês até meados dos anos 2010. No entanto, essas barreiras diminuíram e a prova disso é que a artilharia brasileira está em grande fase. 

O grande artilheiro brasileiro da história da Premier League é Roberto Firmino. O atacante do Liverpool já marcou 55 vezes na Premier League e assumiu o topo da artilharia nesta temporada. Firmino conquistou esses números em cinco temporadas com a camisa dos Reds e tudo indica que continuará aumentando esse número.  

O segundo maior artilheiro brasileiro da principal competição da Inglaterra é Diego Costa. Os números do jogador são impressionantes na liga, o atacante marcou 52 gols em apenas três temporadas com a camisa do Chelsea, de 2014 a 2017. Há quem diga que o jogador não deveria entrar nessa lista, afinal, Diego se naturalizou espanhol e veste a camisa da Fúria desde 2014. Porém, o atual atacante do Atlético de Madrid já vestiu a camisa da Seleção Brasileira, em dois amistosos, um total de 33 minutos em campo, dados pelo então treinador Felipão. 

Outro jogador que vestiu a camisa dos Reds está entre os três maiores artilheiros brasileiros da história da competição. Philippe Coutinho encantou os torcedores do Liverpool por seis temporadas e marcou um total de 41 gols na liga, até sair para o Barcelona em 2018. 

Quem está a caminho de ultrapassar o ex-Liverpool é Gabriel Jesus. O jogador revelado pelo Palmeiras já subiu de posição nesta temporada e tem tudo para continuar aumentando o número de gols marcados. No Manchester City desde 2016, o jovem atacante conseguiu a marca em apenas 86 jogos de Campeonato Inglês

Assim como Coutinho, William também é um meia artilheiro na Premier League. O jogador chegou ao Chelsea em 2013 e até hoje tem um total de 32 gols marcados na competição, em 219 jogos. 

Como podemos ver, o sucesso dos brasileiros é recente na Premier League. Nomes como Juninho Paulista e Gilberto Silva foram alguns dos primeiros grandes destaques do Brasil na liga inglesa. Até pouco tempo, Juninho era o maior artilheiro brasileiro na história da competição, com 29 gols em cinco temporadas da Premier League, nas três passagens pelo Middlesbrough, que, hoje, está na 2ª divisão. Agora, Juninho é apenas o sexto colocado na tabela de artilheiros e já está próximo de ser ultrapassado novamente. Richarlison já tem 26 tentos com as passagens por Watford e Everton. 

Lista dos 10 maiores artilheiros brasileiros da história da Premier League:

1. Roberto Firmino (Liverpool) - 55 gols

No Liverpool desde 2015/16, Roberto Firmino nunca foi um atacante que se destacou por fazer muitos gols, mas por, além disso, ser um grande construtor de jogadas para que seus companheiros também marquem. Mesmo assim, é o brasileiro que mais balançou as redes na história da Premier League. Por outro lado, ainda segue sem conquistar um título inglês pelos Reds -- algo próximo de acontecer em 2019/20.

2. Diego Costa (Chelsea) - 52 gols

Três temporadas no Chelsea foram o suficiente para que Diego Costa se tornasse o maior brasileiro artilheiro da Premier League (até ser superado por Firmino). Depois de um vice da Liga dos Campeões pelo Atlético de Madrid, o brasileiro naturalizado espanhol foi para o time de Londres e viveu uma das grandes fases de sua carreira, até retornar ao time que o fez ser conhecido mundialmente.

3. Philippe Coutinho (Liverpool) - 41 gols

Poucos esperavam que Philippe Coutinho seria o jogador que foi no Liverpool quando os Reds o tiraram da Inter de Milão em 2012/13. Tanto que, provavelmente, ele é o segundo brasileiro mais importante a passar pelo clube, atrás de Firmino (Alisson e Fabinho também deve superá-lo). Afinal, quem não se lembra da espetacular temporada 2013/14 em que o meia foi responsável por levar o time à disputa do título da Premier League até o final contra o Manchester City.

4. Gabriel Jesus (Manchester City) - 36 gols 

Desde 2016/17 no Manchester City, Gabriel Jesus só não tem números melhores porque tem Sergio Agüero como concorrente direto (o argentino é o maior artilheiro estrangeiro da Premier League). Mesmo assim, o grande desempenho do brasileiro comandado por Pep Guardiola faz com que a cada temporada o menino revelado pelo Palmeiras guarde uma média de cerca de 10 gols por ano.

5. Willian (Chelsea) - 32 gols

Willian é um dos grandes jogadores da história do Chelsea e é também um dos melhores brasileiros que já jogaram a Premier League. Há sete anos nos Blues, o meia soma 32 gols e muitas assistências (a sua principal qualidade).

6. Juninho Paulista (Middlesbrough) - 29 gols

Juninho Paulista pode não ter sido o mais brilhante a passar pela Premier League, mas se não fosse o seu sucesso no Middlesbrough talvez as portas não tivessem se aberto para brasileiros como aconteceu (Gilberto Silva também tem responsabilidade nisso). Atuando por um time pequeno, o meia conseguiu marcar 29 gols em cinco temporadas (não consecutivas) pelo clube.

7. Richarlison (Watford e Everton) - 26 gols

Difícil apontar algum brasileiro com sucesso mais imediato na Premier League do que o atacante Richarlison. Cria do Fluminense, ele soma 26 gols em três temporadas, nenhuma delas por um clube de elite da Inglaterra, o que torna o feito ainda mais impressionante para um jogador de apenas 22 anos.

8. Oscar (Chelsea) - 21 gols 

Uma das grandes promessas de sua geração, Oscar teve uma boa passagem pelo Chelsea de quatro anos, antes de enfrentar um período ruim que culminou em sua saída para a China. Peça importante na conquista de dois títulos da Premier League, ele ajudou os Blues a fazerem boas temporadas com seus 21 gols e várias assistências.

9. Fernandinho (Manchester City) - 18 gols

Considerado por muitos como o maior brasileiro a jogar a Premier League, por tudo o que conquistou, Fernandinho é peça fundamental de Pep Guardiola e, apesar de jogar de volante e zagueiro, tem 18 gols em seis temporadas e meia nos Citizens, com média de um título por ano.

10. Ramires (Chelsea) - 17 gols 

Ramires protagonizou um dos momentos mais icônicos da história recente do Chelsea (gol de cobertura contra o Barcelona), e por isso é um jogador que tem muito carinho da torcida. Tanto que por cinco temporadas e meia o brasileiro ficou nos Blues, período em que marcou 17 vezes no Campeonato Inglês.

Carrinho
SimplesCombinada

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!

R$00.000,00

O que é Jogo do Bem?

O Jogo do Bem é uma iniciativa pioneira do Betsul. Com ele, suas apostas esportivas também contribuem para uma sociedade melhor. A cada aposta realizada, parte do valor é destinado a uma causa ou uma instituição social. E tudo isso sem custos adicionais ao jogador.