futebol futebol

Copa Sul Americana

Fique por dentro das principais informações sobre a temporada da Sul-Americana e aproveite o mercado de APOSTAS ESPORTIVAS bem movimentado para a temporada. Faça aqui sua APOSTA ONLINE!

Destaques ao vivo

Acompanhe, assista e aposte nos melhores eventos do dia que estão acontecendo neste momento

Destaques imperdíveis

Confira os eventos mais importantes que vão acontecer em breve no dia para acompanhar e apostar

Saiba tudo sobre a copa-sul-americana

Grandes times da América do Sul duelam pelo segundo título mais importante do continente na COPA SUL-AMERICANA. Reformulada, ela conta com 56 clubes que brigam o ano todo para saber quem fica com a taça da temporada.

História da Copa Sul-Americana

A CONMEBOL Sul-Americana, ou popularmente conhecido como Copa Sul-Americana, é a segunda maior competição de clubes da América do Sul. Originada da Supercopa e Mercosul, o torneio foi criado em 2002 e é disputado por 34 times que não conseguiram classificação ou caíram na fase grupos da Copa Libertadores da América.

Em 2005, a entidade máxima do futebol sul-americano decidiu usar a proposta de convidar Seleções de fora para valorização da Copa América e optou em abrir espaço aos clubes da CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, América Central e Caribe) para aumentar o nível técnico da competição. Porém, a ação não teve o sucesso esperado devido a pouca atenção dada pelo clubes norte-americanos por ser um torneio fora das datas de seus principais campeonatos.

Brasil e Argentina são os países com o maior número de vagas para clubes na Copa Sul-Americana: seis vagas. Os demais países do continente - Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela - classificam quatro clubes para o torneio. Além disso, dez dos 16 clubes eliminados na fase de grupos da Libertadores - os oito terceiros colocados e os dois melhores quartos - ganham um lugar na Sul-Americana, em sistema parecido com o que a UEFA põe em prática entre Liga dos Campeões e a Liga Europa.

O grande campeão da Sul-Americana conquista vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores, ganha o direito de jogar a Copa Suruga (disputada, geralmente, no mês de agosto) e também fará um duelo especial pela Recopa Sul-Americana contra o vencedor da Copa Libertadores.

Assim como na Libertadores, o domínio da competição é dos argentinos com oito conquistas no total. Independiente e Boca Juniors também são os maiores campeões, ambos com dois títulos cada. Internacional, São Paulo e Athletico Paranaense são os únicos brasileiros com uma taça da Sul-Americana em sua sala de troféus. Já Fluminense, Goiás, Ponte Preta e Flamengo possuem o vice-campeonato do torneio.

O maior artilheiro de uma única edição de Copa Sul-Americana é a estrela chilena Eduardo Vargas com 11 gols pela Universidad de Chile, em 2011. Já a grande goleada da competição foi aplicada pelo Defensor Sporting-URU por 9 a 0 contra o Sport Huancayo-PER, em 2010.

Curiosidades

Os clubes brasileiros não participaram da primeira edição da Copa Sul-Americana sob alegação de problemas para encaixar a competição no calendário.

Apenas quatro equipes disputaram a final da Sul-Americana em mais de uma vez: Boca Juniors, Atlético Nacional, River Plate e Liga de Quito, duas vezes cada um.

Três times foram campeões do torneio sem sofrer gols ao longo dos dois jogos finais: San Lorenzo (2002), Universidad de Chile (2011) e São Paulo (2012).

Rafael Moura é o atacante brasileiro com mais gols em edições de Copa Sul-Americana. O He-man anotou oito tentos pela competição somando suas passagens por Corinthians, Fluminense e Goiás.

A maior goleada da Copa Sul-Americana é do Defensor Sporting. A equipe uruguaio goleou o Sport Huancayo por 9 a 0, em 2010.

Campeões da COPA SUL-AMERICANA:

ClubeTítulosAno
1Boca Juniors-ARG2 títulos(2004 e 2005)
2Independiente-ARG2 títulos(2010 e 2017)
3San Lorenzo1 título(2002)
4Independiente del Valle1 título(2010, 2017)
5Defensa y Justicia1 título(2020)

Países com mais títulos da SUL-AMERICANA:

PaisesNúmero de títulos
1Argentina9 títulos
2Brasil5 títulos
3Equador2 títulos
4Colômbia1 título
5México1 título

Lista de artilheiros da COPA SUL-AMERICANA:

JogadorGols
1Eduardo Vargas-CHI11 gols
2Humberto Suazo-CHI10 gols
3Claudio Bieler-ARG8 gols
4Rafael Moura8 gols
5Bruno Marioni-ARG7 gols