futebol futebol

Primeira Liga

Saiba tudo sobre a primeira-liga

História

A Primeira Liga, também conhecida como Campeonato Português, é a divisão de elite do futebol em Portugal, sendo a mais importante do país e uma das mais importantes da Europa. Fundada em 1934, ela foi fundamental para o processo de profissionalização do esporte e para fortalecer o futebol em terras portuguesas. No entanto, antes disso, competições a nível nacional já eram disputadas em outros formatos.

Na Primeira Liga estão os melhores times de Portugal. Atualmente, a competição é composta por 18 equipes que se enfrentam em formato de pontos corridos (todos enfrentam todos duas vezes). Ao final dos 34 jogos, é declarado campeão aquele que somar mais pontos. Além disso, os dois primeiros colocados garantem vaga para a Liga dos Campeões da Europa da temporada seguinte, enquanto 3º, 4º e 5º colocados vão à próxima Liga Europa. Na parte inferior da tabela, caem para a 2ª divisão os dois últimos colocados.

Antes da era Primeira Liga começar, Portugal viu o futebol no país acontecer de maneira regional e amadora, com apenas algumas pequenas competições sendo realizadas entre regiões. E, apesar de fragmentada, a prática do esporte estava localizada em poucas cidades como Porto, Lisboa e a Ilha da Madeira.

Era pré-Primeira Liga

O futebol começou a ser praticado em Portugal ainda no século XIX, mais especificamente na Ilha da Madeira, por influência de habitantes ingleses na região. Em 1888, o esporte finalmente chegou à parte continental do país, em uma partida em praça pública de portugueses contra ingleses. Desde então, a modalidade chamou a atenção da população e começou a ser praticada em grande escala.

Anos depois, os primeiros clubes amadores surgiram em quase todos os cantos de Portugal, esboçando uma estrutura regionalizada do futebol. No entanto, tudo ainda era muito "rústico", sem qualquer tipo de apoio ou incentivo governamental em nenhuma escala.

O ponto de mudança aconteceu em 1921, quando a Seleção Portuguesa realizou a sua primeira partida. Ao ser derrotado pela Espanha, em uma rival que vai muito além do futebol, o país percebeu que precisava se reorganizar e se modernizar. Foi então que surgiu o Campeonato de Portugal, uma competição que reunia os campeões de cada região.

A primeira edição contou apenas com os campeões de Lisboa (Sporting) e Porto (FC Porto), sendo o time azul e branco vitorioso no confronto. Só em 1934 finalmente saiu a primeira competição a nível nacional em Portugal. Nomeado Campeonato Nacional da Primeira Divisão, ele reunia oito equipes que se enfrentavam em pontos corridos em turno e returno. Mais uma vez, o time campeão foi o Porto.

Uma curiosidade é que essa segunda reestruturação também foi motivada por uma derrota da Seleção Portuguesa, desta vez, porém, vexatória. Nas eliminatórias para o Mundial de 1934, a equipe levou 9 a 0 da Espanha, em Madri. O humilhante revés fez imprensa e torcedores questionarem a estrutura do futebol em Portugal.

Foi então que a FPF (Federação Portuguesa de Futebol) resolveu investir pesado em um campeonato experimental e viu um sucesso absoluto de público e de crítica, dando vida a Primeira Liga.

Era Primeira Liga

.

Desde o princípio, a Primeira Liga contava com o mesmo formato dos dias atuais. O que mudou ao longo dos anos foi o número de equipes participantes e como cada uma delas se credenciava para disputar a temporada..

.

Até a temporada 1940/41, a Primeira Liga era disputada por oito equipes: as quatro melhores de Lisboa, as duas melhores do Porto e os campeões de Setúbal e Coimbra. A partir de 1941/42, entraram também os campeões de Braga e Algarve, aumentando a competição para 10 concorrentes..

.

Vale citar que todos os outros times das regiões envolvidas disputavam, na época, uma espécie de 2ª divisão do Campeonato Português..

.

Em 1946/47, o sistema de escolha por região foi extinguido e em seu lugar veio a qualificação a partir da continuidade. A Primeira Liga passou a contar com 14 equipes, sendo que as piores da temporada caiam para a 2ª divisão enquanto as melhores do acesso garantiam vaga na competição de elite. Nesta época também foi criada a 3ª divisão...

Esse formato se manteve até 1971/72, quando a Primeira Liga passou a ter 16 times. Em 1987/88, esse número subiu para 20, mas duas temporadas seguintes foi reduzido novamente a 18, até que no início dos anos 2000 passou para 16 e depois para 18, que se mantém até hoje..

Curiosidades

Nada de José Mourinho ou Jorge Jesus. O treinador mais vezes campeão da Primeira Liga é o brasileiro Otto Glória, campeão cinco vezes (três por Benfica e dois por Sporting). Atrás dele vem o húngaro Joseph Szabo, com 4. Só depois aparecem Jorge Jesus, Jesualdo Ferreira e Artur Jorge, com três cada um.

Lista dos MAIORES CAMPEÕES

ClubesTítulos
1Benfica37 Títulos
2Porto29 Títulos
3Sporting19 Títulos
4Belenenses1 Título
5Boavista1 Título

Lista dos MAIORES ARTILHEIROS

JogadorNúmero de gols
Peyroteo332 gols
Eusébio320 gols
Fernando Gomes319 gols
José Águas291 gols
Nené264 gols

Fique por dentro das principais informações sobre a temporada da PRIMEIRA LIGA e aproveite o mercado de APOSTAS ESPORTIVAS bem movimentado para a temporada. Faça aqui sua APOSTA ONLINE!