Grupo A
Grupo B
Lista dos campeões do BRASILEIRÃO SÉRIE C:

1Vila Nova - 2 títulos(1996 e 2015)

2Atlético-GO - 2 títulos(1990 e 2008)

3Olaria - 1 títulos(1981)

4União São João - 1 títulos(1988)

Lista de maiores artilheiros do BRASILEIRÃO SÉRIE C

1Túlio Maravilha (Vila Nova-GO)27 gols

2Marcão (Atlético-GO)25 gols

3Marcelinho Paraíba (Rio Branco-SP)16 gols

4Sorato (Bahia)16 gols

História

O Campeonato Brasileiro Série C, ou popularmente conhecido como a terceira divisão do futebol nacional, começou a ser disputado dez anos depois do lançamento oficial das Séries A e B do nacional e viveu período de idas e vindas no calendário brasileiro da bola devido à fragilidade do regulamento proposto pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

O torneio começou a ser disputado em 1981, porém, durou apenas um ano por conta de desentendimento com clubes e federações e só voltou a ser realizado no ano de 1987, edição que não teve um campeão oficial por conta de mais brigas internas - desta vez entre a CBF e o Clube dos Treze (organização criada para defender os interesses políticos e comerciais de 13 clubes de futebol do Brasil). A falta de continuidade na disputa da Série C continuou a ocorrer ainda pelos anos de 1987, 1989, 1991 e 1993.

A competição somente teve uma continuidade certeira após o início dos anos 2000. Pressionada a dar um fim às brigas com clubes via justiça por vaga nas Séries A e B, a entidade máxima do futebol brasileiro ajustou o formato de todas as divisões e definiu que o Campeonato Brasileiro Série C seria realizado anualmente para que os clubes tenham chance de subir para a segunda divisão e um dia alcancem a elite.

A chegada da temporada 2009 trouxe a criação da Série D pela CBF e o Brasileirão Série C foi beneficiada com a diminuição de 64 para 20 clubes. Assim, os times foram divididos em dois grupos para se enfrentam em sistema de ida e volta. Os quatro melhores colocados se classificam para uma fase de quartas de final. Os quatro semifinalistas já garantem acesso à Série B e dois times disputam a final pelo caneco da competição. Os últimos dois de cada grupo são rebaixados para a Série D.

O primeiro campeão da história do Campeonato Brasileiro Série C foi o Olaria-RJ. Os maiores vencedores da competição são os times goianos Atlético-GO e o Vila Nova-GO. Contudo, o estado de São Paulo aparece em vantagem no comparativo com os demais graças a oito conquistas no total.

O icônico atacante Túlio Maravilha é o detentor do posto de goleador máximo do Campeonato Brasileiro Série C. Na campanha do Vila Nova na terceira divisão de 2007, o centroavante balançou as redes 27 vezes.

Importante ressaltar que a disputa do Campeonato Brasileiro Série C contabiliza no ranking de clubes da CBF. A conquista do torneio atribui 200 pontos ao campeão, 160 ao vice-campeão, 150 para o terceiro e 140 para o quarto colocado.

Curiosidades:

- O maior artilheiro de uma edição do Brasileirão Série C é o consagrado Túlio Maravilha. O atacante marcou 27 gols pelo Vila Nova-GO em 2007.

- Os três maiores públicos da história do campeonato são do Fortaleza. A equipe do Ceará levou mais 63 mil pessoas para a Arena Castelão.