StarCraft: o projeto da Blizzard que se tornou referência em RTS

Como começou o e-sport de estratégia em tempo real mais popular da atualidade

Tomar decisões rápidas é um dos principais pontos de StarCraft (iStock)

Jogos de estratégia fazem sucesso há muito tempo no mundo dos games. Muitas vezes, jogadores que sentem dificuldades com a mecânica de controle de diversos títulos de sucesso encontram conforto e diversão em séries onde pensar com cautela cada movimento é fundamental para obter sucesso. Deixe de lado um pouco a ação e pense mais como um enxadrista, esse é um dos lemas para quem é fã de títulos como StarCraft, franquia com mais de 22 anos de vida e que virou um ícone do gênero de estratégia em tempo real.

Ambientado em um universo fictício, StarCraft trouxe uma história original, com enredo complexo e muito bem elaborado, além de excelente jogabilidade, conquistando uma legião de admiradores em todo o mundo e chegando até a se consolidar no cenário competitivo profissional como um grande e-sport, principalmente na Ásia.

O começo de tudo

Em 1995, a Blizzard Entertainment já era uma grande empresa de jogos eletrônicos. Enquanto desenvolvia Diablo, uma das grandes franquias da desenvolvedora, começou também o planejamento de StarCraft, um jogo responsável pela estreia da empresa em um novo gênero de games. Com muita estrutura, ficou sob responsabilidade de Chris Metzen e James Phinney liderarem a equipe de criação do StarCraft.

O primeiro grande desafio da dupla foi criar o universo original onde o jogo se passa. StarCraft se passa em Koprulu Sector, uma parte fictícia da Via Láctea, e foca em três civilizações: Terranos, Zergs e Protoss. Antes mesmo do início da história do jogo, existe todo um background com acontecimentos importantes que explicam como tudo chegou até o ponto em que está o jogador quando entra no universo de StarCraft. Esse tipo de construção é típica de jogos deste tipo, como Halo e Mass Effect, por exemplo.

Utilizando o motor de Warcraft II, título que já era um sucesso da Blizzard na época, StarCraft não teve problemas sérios durante o seu desenvolvimento e foi lançado para PC em 1998, como estava previsto. O jogo foi aclamado pela crítica, chegando a ser por muito tempo considerado como o melhor jogo de estratégia em tempo real da história.

Em 2001, uma nova desenvolvedora, a Nihilistic Software, ficou encarregada do segundo título da série, chamada StarCraft: Ghost. O jogo não seria como o primeiro game e suas expansões, com estratégia em tempo real, mas sim um game de ação em terceira pessoa. Apesar da expectativa pelo seu lançamento, o projeto foi adiado até o seu cancelamento, em 2004.

Três anos depois, durante uma conferência da Blizzard em Seul, na Coréia do Sul, a empresa anunciou que StarCraft II já estava em desenvolvimento e que seria lançado em 2010. Até hoje, é neste jogo que acontecem os campeonatos profissionais da franquia.

Como o jogo funciona

Jogos de RTS (real-time strategy), como o StarCraft, seguem uma mesma fórmula. Nestes games, o jogador enfrenta um oponente (que pode ser outro jogador ou a inteligência artifical do título) com o objetivo final de destruir um ao outro. A grande diferença que eles trazem é que o jogo acontece em tempo real.

Por exemplo, War é um jogo de estratégia de tabuleiro, portanto, acontece em turnos. Isso dá ao jogador muito tempo para pensar e tomar decisões em busca de seu objetivo final. Em StarCraft, tudo acontece em tempo real, o que força o jogador a tomar decisões em frações de segundo, exigindo ainda mais de sua capacidade analítica. Esse dinamismo tornou os jogos de estratégia uma febre no mundo todo, principalmente na Ásia.

Para chegar ao objetivo, cada jogador deve se estabelecer no terreno, campo de combate ou planeta, coletar recursos, explorar o mapa, desenvolver um exército e se fortalecer para ganhar espaço e destruir o time inimigo. Para isso, o jogador executa ações com cada uma de suas unidades, que podem ser passivas ou agressivas. As unidades também variam, cada uma com suas vantagens, desvantagens e propósitos. Cabe ao jogador adotar a estratégia que acha mais correta para cada tipo de situação.

Em StarCraft, ainda há variação de raças. São três (Terranos, Protoss e Zerg) e cada uma delas oferece edificações, unidades e mecânicas únicas, fazendo com que cada uma proponha uma dinâmica diferente de jogo. Por exemplo, os Terranos são bons de combate, mas não possuem tanta tecnologia. Os Protoss se destacam pelas habilidades defensivas que desenvolveram. Já os Zerg têm como principal atributo a capacidade de formar exércitos gigantescos. Para deixar a gameplay ainda mais complexa, é possível eleger um exército misto entre as raças.

O cenário competitivo

StarCraft II é atualmente o jogo onde os campeonatos profissionais são disputados. Apesar de trazer vários modos de jogo, o mais utilizado para as competições no mundo inteiro é o 1x1. Nele, dois jogadores se enfrentam, cada um controlando um exército, e o objetivo é simples: destruir o inimigo.

A capital de StarCraft é a Coréia do Sul, país que abriga o cenário mais sólido e com os melhores jogadores do mundo. No entanto, Europa e América do Norte também contam com pro players de alto nível e campeonatos com premiações exorbitantes. Ainda assim, perto de outros e-sports de sucesso na atualidade, o game de estratégia em tempo real da Blizzard ainda não figura entre os mais populares do momento.

As duas principais competições de StarCraft II são as tradicionais WESG (World Eletronic Sports Games) e WCS, principalmente a edição Global Finals, uma espécie de mundial da modalidade que reúne os melhores jogadores do mundo e tem a maior premiação do cenário. Em 2019, 700 mil dólares foram distribuídos aos melhores colocados, com o campeão Dark, da Coréia do Sul, levando sozinho 210 mil dólares.

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