Maiores receitas: times que mais faturaram na última temporada

Pela primeira vez, Barcelona lidera o ranking de faturamento dos clubes europeus

Pela primeira vez, Barcelona lidera o ranking de faturamento dos clubes europeus. (Crédito: iStock)

O Barcelona pode não ter conquistado o desejado título da UEFA Champions League na última temporada, porém, os dirigentes têm muito o que comemorar com os resultados fora de campo. Isso, porque o Barça foi, pela primeira vez, o time com maior faturamento, na temporada 2018/19. 

De acordo com o já tradicional estudo “Football Money League” da consultoria Deloitte, o Barcelona teve uma receita de cerca de 840 milhões de euros, na temporada passada. Assim, a equipe culé se tornou a primeira na história a ultrapassar a marca de 800 milhões e, para acrescentar ainda mais motivos de celebração, superou o grande rival Real Madrid, que ficou na segunda colocação do ranking. Além disso, o Barça estipulou a maior diferença de faturamento já registrada entre o primeiro e o segundo colocados. 

Em 23 edições, apenas Real Madrid e Manchester United haviam liderado o ranking. Curiosamente, os Red Devils estão logo atrás do Real Madrid, na terceira colocação deste último levantamento. Enquanto os Merengues tiveram uma receita de 757.3 milhões de euros, os ingleses faturaram 711.5 milhões. 

Como é feito o estudo?

Feito pela consultoria inglesa Deloitte, o estudo “Football Money League” leva em consideração apenas três tipos de receita para estipular tais valores: matchday (bilheteria e ingressos da temporada); direitos de transmissão em ligas, copas e competições europeias; e comercial (patrocínios, marketing e outros). 

Dessa forma, valores obtidos por negociações e transferências de jogadores não são contabilizados para o estudo. 

Qual a maior fonte de renda dos clubes?

De acordo com o estudo, os 20 times de maiores rendas da Europa, juntos, somam cerca de 9.3 bilhões de euros de faturamento. Desse valor, a maior fatia (44%) é proveniente dos direitos de transmissão. Cerca de 40% do faturamento vem do comercial (patrocínio, marketing e afins) e apenas 16% do matchday (bilheteria e ingressos para a temporada).

Qual a liga com mais representantes?

No Top 20, a Premier League, mais uma vez, é a liga com maior número de representantes, com oito: Manchester United, Manchester City, Liverpool, Tottenham, Chelsea, Arsenal, West Ham e Everton. 

Curiosamente, o Campeonato Italiano é o segundo com mais representantes, quatro: Juventus, Inter de Milão, Roma e Napoli. A Juve voltou a figurar no Top 10 e o estudo destaca a chegada de Cristiano Ronaldo para a sua primeira temporada como um grande auxílio para o crescimento da equipe. 

A fase do Milan é ruim tanto em campo como fora dele, e, além das más atuações, a queda nas receitas também é uma prova disso. A equipe saiu do top 20, caindo da 18ª colocação da temporada retrasada para a 21ª. 

Pela primeira vez, Real Madrid ou Manchester United lideram o ranking. (Crédito: Betsul)

Receita x Resultado

Após três conquistas consecutivas do Real Madrid, o Barcelona teve uma temporada frustrada com a surpreendente eliminação para o Liverpool nas semifinais da última Liga dos Campeões. No entanto, no âmbito nacional, a equipe conseguiu vencer o título da La Liga. Mesmo assim, a equipe catalã conseguiu superar os maiores rivais e ter um faturamento recorde. 

Por outro lado, o Liverpool, algoz do Barça e grande campeão da UEFA Champions League, ficou apenas na 7ª colocação no ranking. Além do título europeu, os Reds foram vice-campeões da Premier League. No entanto, é provável que para o próximo estudo, referente à temporada 2019/20, o clube tenha um salto de faturamento e suba no ranking. 

Entre os casos curiosos da lista estão os de Real Madrid e Manchester United, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Isso, porque as duas equipes não tiveram nenhuma conquista de grande expressão na temporada passada. Os Merengues ainda perderam Cristiano Ronaldo, que foi para a Juventus, e os Red Devils tiveram desempenho medíocre. Isso comprova a grandeza e expressão de ambos os clubes no cenário europeu.



Confira o ranking completo das equipes que mais faturaram na temporada 2018/19:

1. Barcelona - 840 milhões

2. Real Madrid - 757.3 milhões 

3. Manchester United - 711.5 milhões 

4. Bayern de Munique - 660.1 milhões

5. PSG - 635.9 milhões

6. Manchester City - 610.6 milhões

7. Liverpool - 604.7 milhões

8. Tottenham - 521.1 milhões

9. Chelsea - 513.1 milhões

10. Juventus - 459.7 milhões

11. Arsenal - 445.6 milhões

12. Borussia Dortmund - 377.1 milhões

13. Atlético de Madrid - 367.6 milhões

14. Inter de Milão - 364.6 milhões

15. Schalke 04 - 324.8 milhões 

16. Roma - 231 milhões

17. Lyon - 220.8 milhões

18. West Ham - 216.4 milhões

19. Everton - 213 milhões

20. Napoli - 207.4 milhões

Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!