Los Angeles Lakers x Houston Rockets | Veja quem leva vantagem nessa histórica rivalidade da NBA

Rivais da Conferência Oeste somam 35 participações em Finais da NBA

Los Angeles Lakers x Houston Rockets NBA
Rivais da Conferência Oeste somam 35 participações em Finais da NBA. (iStock)

Los Angeles Lakers e Houston Rockets são duas das franquias mais bem sucedidas da Conferência Oeste da NBA. Segunda franquia com mais títulos da história da NBA, os Lakers foram 16 vezes campeões da liga. Já os Rockets somam duas conquistas. Ao todo, Lakers e Rockets somam 35 aparições nas Finais da NBA, ou seja, conquistaram 35 vezes a Conferência Oeste da liga. 

Por estarem na mesma Conferência, Rockets e Lakers se enfrentaram muitas vezes ao longo da história da NBA e carregam uma rivalidade. No entanto, essa rivalidade teve início nos anos 80, quando as duas equipes representaram o Oeste em todas as Finais da NBA.

Os Lakers estavam na era do Showtime, com Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar. Já os Rockets foram liderados um período por Moses Malone e, posteriormente, por Hakeem Olajuwon e Ralph Sampson. Claro que uma rivalidade dessa vai até os dias de hoje, quando os Lakers são liderados por LeBron James e Anthony James, e os Rockets por James Harden e Russell Westbrook.

Estatísticas

Jogos temporada regular  223

Vitórias dos Rockets         85

Vitórias dos Lakers       138

 

Jogos de Playoffs       35

Vitórias dos Rockets   15

Vitórias dos Lakers     20

Único time com recorde negativo nas Finais da NBA

Nos Playoffs de 1981, no qual as séries eram disputados em uma melhor de três, após terminar a temporada regular com um recorde negativo (40-42), o Houston Rockets derrotou os atuais campeões, Lakers, logo na primeira rodada. Liderados por Moses Malone, os Rockets, que sofreram na temporada regular, chegaram às Finais da NBA, e são até agora a única franquia com recorde negativo a chegar à grande decisão. Porém, o feito parou por aí, já que o Boston Celtics levou o título em cima dos Rockets. 

A magia dos anos 80

Como dissemos, Lakers e Rockets foram os únicos representantes da Conferência Oeste nas Finais da NBA dos anos 80. Apesar dos Lakers terem chegado em oito Finais e os Rockets apenas em duas, a franquia de Houston levou a melhor no confronto direto na pós temporada. Além da vitória nos Playoffs de 81, as duas equipes se enfrentaram novamente na final do Oeste em 86, quando novamente os atuais campeões Lakers não conseguiram bater os Rockets que, dessa vez, estavam liderados por Hakeem Olajuwon e Ralph Sampson. Outro coincidência é que novamente os Rockets perderam as Finais para os Celtics. 

A vez dos Rockets nos anos 90

Enquanto os Rockets ficaram apenas com o vice, duas vezes, nas suas primeiras aparições em Finais da NBA, ambas nos anos 80, os Lakers dominaram a NBA, chegando em oito decisões e conquistando cinco títulos. No entanto, a redenção dos Rockets veio nos anos 90. Nessa década, o time de Los Angeles chegou em duas decisões, porém foi vice em ambas. A franquia de Houston, por sua vez, conseguiu chegar novamente em duas Finais e, dessa vez, venceu ambas, de forma consecutiva.  

Em 1991, as duas equipes se enfrentaram novamente na primeira rodada dos Playoffs, porém os Lakers não tomaram conhecimento e “varreram” os Rockets, 3 a 0 na série. Magic Johnson e James Worthy fizeram naquela temporada a última aparição em Finais. 

Em 1996, as equipes voltaram a se enfrentar na primeira rodada da pós temporada. Dessa vez, os Rockets eram os atuais campeões e venceram os Lakers que tinham como destaque o retorno de Magic Johnson às quadras da NBA desde 91, contudo, a vitória de Houston na série marcou a última vez que o lendário armador jogou na liga. 

A primeira rodada dos Playoffs é realmente o grande ponto de embate entre as franquias. Em 1999, as duas franquias voltaram a se enfrentar, mas com grandes novidades, especialmente do lado de Los Angeles, que contava com Shaquille O’Neal e Kobe Bryant, enquanto os Rockets seguiam com Olajuwon, mas com Charles Barkley e Scottie Pippen. Porém, a juventude dos Lakers falou mais alto e venceu a série. 

2004 

As duas franquias voltaram a se encontrar nos Playoffs em 2004. Os Lakers eram liderados por Shaquille O’Neal e Kobe Bryant, e contavam com as estrelas recém-chegadas Karl Malone e Gary Payton. Os Rockets tinham os All-Stars Yao Ming e Steve Francis, porém não tiveram chances contra a franquia de Los Angeles, que levou a série por 4 a 1. 

2020

O encontro de Lakers e Rockets é marcado pela duelo de duplas entre LeBron James e Anthony Davis contra Russell Westbrook e James Harden. As equipes se enfrentam nos Playoffs de 2020 na semifinal da Conferência Oeste. 

Carrinho
SimplesCombinada
logo pinpayCompre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!

R$000.000,00