Ceará x Fortaleza: quem leva vantagem no retrospecto do clássico?

Clássico-Rei alimenta uma das maiores rivalidades do Brasil há mais de meio século

Clássico-Rei está perto de completar 100 jogos na história (iStock)

2020 tem sido um ano muito especial para o futebol cearense, principalmente para os dois maiores rivais do Estado, Ceará e Fortaleza. Isso porque ambos estão no Brasileirão Série A, e foram longe na Copa do Nordeste e no Campeonato Cearense, fazendo com que a temporada seja uma das que mais terá o Clássico-Rei. Ou seja, é um ano em que um dos lados do clássico pode melhorar bastante o seu retrospecto contra o maior rival histórico e alguns destes capítulos já foram escritos há alguns meses.

Eles estão próximos de se enfrentarem novamente, desta vez pela 7ª rodada do Brasileirão, e antes de entrarem em campo você confere com o Betsul o retrospecto que Ceará e Fortaleza sustentam no confronto que começou há mais de meio século.

>>Aposte em Ceará x Fortaleza pela 7ª rodada do Brasileirão

Quem mais vezes venceu o Clássico-Rei?

O Ceará leva uma vantagem considerável no clássico contra o Fortaleza. Desde 1949, os rivais da capital cearense se enfrentaram 91 vezes somando todas as competições oficiais (foram em seis, no total), com o Vozão anotando 33 vitórias diante do Tricolor, que, por sua vez, venceu 22 vezes. Além destes, foram também mais 36 empates.

Falando agora de bola na rede, como de se esperar, a vantagem também é do Ceará. Foram 105 gols anotados diante do rival. Já o Fortaleza balançou as redes adversárias em 85 oportunidades.

Um fato interessante sobre o clássico é o placar que mais vezes se repetiu: 1 a 1. Nos 36 empates, 19, mais da metade, aconteceu com igualdade de um gol pra cada lado.

Retrospecto no Cearense

44 dos 91 jogos do Clássico-Rei aconteceram pelo Campeonato Cearense, torneio que abriga o maior número de jogos entre os rivais. O Ceará é quem mais venceu, mas a distância para o Fortaleza não está tão grande assim. São 18 vitórias do Vozão, 13 empates e 13 vitórias do Tricolor.

Em 2020, eles ainda se enfrentam mais duas vezes pela final do Campeonato Cearense, em outubro, para definir o campeão e mexer com o retrospecto do clássico na competição.

Ainda aconteceram quatro jogos pela Copa Fares Lopes, uma versão alternativa do estadual, e nela o Fortaleza segue invicto (venceu o Ceará duas vezes e empatou mais duas).

Os números do clássico no Brasileirão

A história da rivalidade de Ceará e Fortaleza tem episódios nas Séries A e B do Brasileirão, sendo a segundona a competição delas em que mais vezes o confronto se repetiu. São 20 partidas pela divisão de acesso à elite do Campeonato Brasileiro e o equilíbrio é evidente. 11 empates, seis triunfos para o Vozão e três para o Tricolor.

Na 1ª divisão do Brasileirão, a igualdade é ainda maior: cinco vitórias do Ceará, quatro empates e três vitórias do Fortaleza em 12 jogos disputados (ainda faltam dois em 2020 para aumentar o histórico).

A rivalidade na Copa do Nordeste

A Copa do Nordeste também já ajudou a escrever alguns belos capítulos da história do Clássico-Rei no Ceará. Ao todo, foram oito jogos envolvendo os rivais e a vantagem do Vozão é de três vitórias contra somente uma do Fortaleza, além de outros quatro empates.

Em 2020, as equipes se enfrentaram pela semifinal da competição. Devido a pandemia do coronavírus, o clássico aconteceu em jogo único e na Bahia, sendo o primeiro Clássico-Rei da história a ser disputado fora do Ceará. Com placar mínimo de 1 a 0, o Vozão venceu e avançou à decisão, onde derrotou o Bahia.

Torneio Norte-Nordeste

Por fim, os rivais se enfrentaram algumas vezes também pelo extinto Torneio Norte-Nordeste. Foram três jogos entre Ceará e Fortaleza, todos na edição de 1969 da competição e o Vozão saiu de lá invicto no clássico: uma vitória e dois empates. Aliás, o alvinegro sagrou-se campeão daquele ano ao bater o Remo em uma melhor de três na final.

Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!