Lista: veja quem são os maiores artilheiros da Liga Europa

Grandes atacantes da história marcaram seus nomes na competição continental

Lista de maiores artilheiros tem ídolos do futebol mundial (iStock)

A Liga Europa não tem o mesmo prestígio de outras competições na Europa, mas não dá para dizer que ela não possui muito valor. Afinal, muitos craques mundiais já marcaram presença nela e grandes times sempre estão brigando pelo título temporada atrás de temporada.

A disputa acirrada conta com muitas fases, quase o dobro de times do que a Champions League e uma série de jogos até a derradeira final. Para chegar até ela, os candidatos ao título contam com seus artilheiros para derrubar as defesas adversárias. Por falar neles, em todos esses anos de UEFA Europa League alguns se destacam por serem os maiores goleadores que a competição já viu.

Hoje, vamos relembrar quem são os que mais vezes foram às redes na história da Liga Europa. Confira!

5 - Dieter Müller

Hoje, aposentado, o alemão Dieter Müller não está na lista de maiores jogadores da história do país, mas conseguiu colocar, até o momento, seu nome na história da Liga Europa, como o quinto maior artilheiro que já passou pela competição. Em um espaço de 10 temporadas (de 1973/74 a 1983/84), o centroavante deixou a sua marca.

Ele até defendeu Bordeaux, da França, marcando três gols em três jogos da Liga Europa, e o Stuttgart, onde anotou um gol em duas partidas, mas foi no Colônia que teve os melhores momentos de sua carreira. Pela equipe alemã, 25 gols em 31 partidas, encerrando seu ciclo na competição com 29 gols em 36 jogos. No entanto, nunca conseguiu um título ou um prêmio de artilheiro da edição.

4 - Aritz Aduriz

O espanhol Aritz Aduriz se aposentou recentemente e para sempre o torcedor do Athletic Bilbao carregará o atacante nos corações. Afinal, além de todo o serviço prestado nos anos em que passou no time basco, o centroavante também se tornou o quarto maior artilheiro da história da Liga Europa. Ao todo, foram seis participações (uma delas pelo Valencia).

Nos Morcegos, foram seis jogos e nenhum gol na Liga Europa. História muito diferente daquela construída no Athletic Bilbao. Em 41 jogos, balançou as redes 31 vezes, chegando a uma final e levando para casa o prêmio de artilheiro da temporada da Liga Europa em duas oportunidades.

3 - Radamel Falcão Garcia

Radamel Falcão Garcia é um fenômeno na Liga Europa e parece gostar da competição. Afinal, ele participou de apenas quatro edições e mesmo assim é o terceiro maior artilheiro da história da competição. Por Porto, Atlético de Madrid (duas vezes) e Galatasaray (só na pré-Liga Europa) o colombiano mostrou seu talento absurdo e faro de gol.

Em 34 jogos, anotou 31 gols, média absurda e que ajudou tanto Falcão quanto seus times. Isso porque nos dois anos em que sagrou-se artilheiro da competição, também terminou a temporada sendo campeão por Porto e Atlético de Madrid, decidindo a final nas duas ocasiões.

2 - Klaas-Jan Huntelaar

Muitas vezes criticado, Klaas-Jan Huntelaar tem nos números na Liga Europa a sua melhor defesa. O atacante holandês jogou, até o momento, dez temporadas da competição e tem bons números, tanto que é o segundo maior artilheiro da história do torneio. Ele começou ainda quando o nome era Copa da Uefa e defendeu SC Heerenveen, Ajax e Schalke 04.

Ao todo, são 54 partidas na Liga Europa e 34 gols marcados, a maioria deles no bom momento que viveu nos anos de Schalke 04, mas ele também deixou sua marca nos outros dois clubes holandeses que defendeu (hoje, aliás, defende o Ajax novamente).

1 - Henrik Larsson

Lenda do Celtic, o sueco Henrik Larsson também é uma lenda na Liga Europa. Afinal, desde que parou de jogar, em 2009/10, ninguém conseguiu tirar dele o posto de maior artilheiro da história do torneio da UEFA. Ao todo, foram dez temporadas no segundo maior campeonato de clubes da Europa, defendendo, além do gigante escocês, Feyenoord, da Holanda, e Helsingborgs IF, da Suécia.

A maioria dos seus tentos foram marcados no período em que defendeu o Celtic, mas mesmo no fim de carreira conseguiu uma média de gols muito alta defendendo o Helsingborgs IF, do seu país de origem. Ao todo, 40 gols em 56 partidas, que lhe renderam um prêmio de artilheiro da edição. No entanto, nunca conseguiu um título.

Carrinho
SimplesCombinada
logo pinpayCompre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!

R$000.000,00