Quando o assunto é futebol, os países da América do Sul vivem rivalidades a todo o momento com diversos de seus vizinhos. No meio disso tudo, dois países se sobressaem e alimentam, provavelmente, a maior das rixas do continente: Brasil e Argentina. Sejam nos jogos envolvendo as seleções ou entre os clubes de cada nação, esses encontros sempre são muito quentes. E se o assunto é Libertadores da América, a temperatura é ainda mais elevada.
Desde que a maior competição de clubes da América Latina foi criada, há 60 anos, brasileiros e argentinos vão aumentando essa histórica rivalidade, com capítulos que são inesquecíveis. Só para lembrar dos mais recentes, São Paulo e River Plate terminou em pancadaria, o Corinthians sagrou-se campeão em cima do Boca Juniors acabando com a sina na competição e, em 2019, o Flamengo conseguiu a histórica virada sobre o River, também na decisão.
Hoje é dia de relembrar toda essa rivalidade e descobrir quem leva vantagem no retrospecto pela Conmebol Libertadores da América. Confira!
Quem leva melhor retrospecto na Libertadores entre Brasil e Argentina?
De acordo com dados coletados no site oGol, até o final das oitavas de final da Libertadores 2020, brasileiros e argentinos se encontraram 258 vezes na história da competição, seja por fases preliminares, chaves, mata-mata ou final. Apesar do enorme domínio dos “hermanos” nos primórdios, o Brasil leva vantagem sobre o vizinho.
Ao todo, os brasileiros venceram 101 vezes, algumas poucas vezes a mais do que os argentinos, que somam 96 triunfos. Além destes, também há 61 empates entre clubes dos países rivais. O Brasil também tem vantagem no número de gols marcados: 339 x 309.
Qual o clube que mais vezes enfrentou um adversário do país rival?
O gigante Boca Juniors é o clube que mais vezes enfrentou um time brasileiro na história da Libertadores da América. Os xeneizes encontraram um clube daqui em 53 oportunidades nestes 60 anos da competição. O retrospecto é bem favorável, com 24 vitórias, 15 empates e 14 derrotas.
Na sequência, quem aparece é o Cruzeiro, que duelou contra argentinos em 40 jogos até aqui. O aproveitamento é bom, mas é inferior ao do Boca (são 16 vitórias, nove empates e 15 derrotas). O River Plate é quem vem depois da Raposa, com 38 confrontos contra brasileiros. Palmeiras (34), São Paulo (29) e Grêmio (28) completam o os cinco primeiros colocados do ranking.
Além destes, mais 35 times já enfrentaram um clube do país rival. Ao todo, incluindo os já citados acima, metade vem do Brasil e a outra metade vem da Argentina.
Quem mais venceu e perdeu para um rival estrangeiro?
Novamente, a liderança do ranking é do Boca Juniors, que tem 24 vitórias contra brasileiros. Aliás, o Boca é o único argentino no top 5, que é completado por Cruzeiro (16), Palmeiras (14), Grêmio (13) e São Paulo (12).
Já o maior freguês é o River Plate, derrotado 16 vezes por um time brasileiro na história da Libertadores da América. Não muito atrás aparece o Cruzeiro, que soma 15 reveses para argentinos na competição. Vitorioso, o Boca Juniors também é uma das equipes que mais perde, com 14 derrotas. O Estudiantes tem uma a menos do que os xeneizes e é seguido por São Paulo, com 11.
Qual time tem o melhor aproveitamento?
Vem da Argentina o time com o melhor aproveitamento contra um rival do Brasil, mas não é nenhum dos times que você tem em mente, eu garanto. Se trata do hoje desconhecido Ferro Carril Oeste, mas a amostragem é muito pequena. Na edição de 1985, a última que disputou, enfrentou Fluminense e Vasco na fase de grupos. Foram três vitórias e um empate, que garantem aproveitamento de 83,33%.
O Talleres, que eliminou o São Paulo em uma pré-Libertadores é o vice-líder em aproveitamento, com 66,67% conquistados nos dois únicos jogos contra um time brasileiro.
Falando de amostragens maiores (clubes com ao menos 10 jogos), o líder de aproveitamento é o Flamengo (13 partidas), que tem 63,64% de pontos conquistados contra argentinos. O gigante Independiente de Avellaneda é dono do segundo maior aproveitamento, com 55,56%.
Confira mais aproveitamentos abaixo:
Santos (16 jogos) – 58,33%
Atlético-MG (12 jogos) – 55,56%
Boca Juniors (51 jogos) – 54,90%
Vélez Sarsfield (16 jogos) – 54,17%
Qual time tem o pior aproveitamento de pontos?
É o Gimnasia y Esgrima o time com pior aproveitamento contra brasileiros na Libertadores, com total de zero (duas derrotas em dois jogos). Atlético Tucumán (8,33%), Godoy Cruz (11,11%), Guarani e Quilmes (16,67%) também estão com péssimos desempenhos, mas todos eles apresentam amostragem muito baixa.
Com pelo menos 10 jogos, os dois piores aproveitamentos de pontos vêm do Brasil. O pior é o do Vasco, com apenas 25% (duas vitórias, três empates e sete derrotas). Não muito atrás está o Corinthians, que em 16 jogos tem somente quatro vitórias, quatro empates e oito derrotas (33,33%).
O top 3 fica completo com o gigante River Plate que ganhou somente 38,88% dos pontos que disputou quando enfrentou um time brasileiro (11 triunfos, nove empates e 16 derrotas).