Enquanto o mundo inteiro demonstra extrema preocupação com a pandemia de coronavírus, em especial a Europa, continente que tem registrado número elevado de infectados e mortos, um país na região não parece estar tão preocupado assim como os seus vizinhos. Em meio à crise mundial de saúde, a Bielorrússia decidiu iniciar a Liga Vysshaya, a primeira divisão do futebol. Para piorar, ignorando todas as recomendações das entidades responsáveis, os jogos acontecerão com portões abertos.
A Bielorrússia tem quase 10 milhões de habitantes e ainda não teve casos registrados do novo coronavírus. Além disso, o presidente do país, Aleksandr Lukashenko, no comando da nação desde 1994, não está preocupado com a situação. Tanto que o futebol estar sendo jogado não é uma novidade. Os campeonatos nacionais de hóquei no gelo e handebol já estavam em andamento antes do início da Liga Vysshaya.
Por falar nela, a competição começou na última quinta-feira (19) com surpresas. O BATE Borisov, conhecido de quem acompanha a Liga dos Campeões da Europa e grande potência do futebol local, foi derrotado pelo Energetyk-BGU, por 3 a 1. Na outra partida do dia, o Torpedo Zhodino superou o Shakhtyor Soligorsk por 1 a 0. Respectivamente, os jogos foram assistidos por cerca de 700 e 1.450 torcedores.
A 1ª rodada segue acontecendo nesta sexta, sábado e domingo, com seis jogos no fim de semana (dois por dia). Na Europa, é a única liga que está disponível para apostar com o Betsul, e uma das poucas no mundo todo. Para se preparar e dar os seus palpites neste campeonato bem alternativo, confira algumas curiosidade e veja algumas informações da Liga Vysshaya.
Como funciona?
Nesta temporada 2020, 16 equipes disputam a primeira divisão do Campeonato Bielorrusso, em sistema de pontos corridos em ida e volta, ou seja, mesmo formato adotado por grande parte dos países do continente. No final das 30 rodadas, será coroado campeão aquele que somar mais pontos. Os dois últimos colocados estão automaticamente rebaixados à segunda divisão e o 14º lugar (antepenúltimo) enfrenta o 3º colocado da “série B” no playoff do rebaixamento.
Abaixo, confira as equipes participantes da Liga Vysshaya:
- Energetik-BGU Minsk
- Torpedo Zhodino
- Slutsk
- FC Gorodeya
- Wigwam Smolevichy
- Isloch
- FC Vitebsk
- Rukh Brest
- FC Slavia-Mozyr
- Neman
- Dinamo Minsk
- FC Minsk
- Belshina
- Dinamo Brest
- Shakhtyor
- BATE Borisov
Os brasileiros
Dos 16 times da elite do futebol bielorrusso, apenas quatro deles contam com jogadores brasileiros (nenhum conhecido nacionalmente por aqui). Ao todo, sete atletas canarinhos desfilam pelos gramados do país e um deles até já balançou as redes no jogo de abertura da Liga Vysshaya: Gabriel Ramos, do Torpedo Zhodino. Além deste clube, Energetik-BGU Minsk, FC Vibetsk e Rukh Brest também contam com a magia do Brasil em seus elencos. Veja abaixo:
Energetik-BGU Minsk – Victor Dias (meia)
Torpedo Zhodino – Lipe Veloso (meia) e Gabriel Ramos (meia)
Slutsk – não possui brasileiros
FC Gorodeya – não possui brasileiros
Wigwam Smolevichy – não possui brasileiros
Isloch – não possui brasileiros
FC Vitebsk – Júlio César (defensor), Wanderson Maranhão (defensor) e Diego Carioca (atacante)
Rukh Brest – William (defensor)
FC Slavia-Mozyr – não possui brasileiros
Neman – não possui brasileiros
Dinamo Minsk – não possui brasileiros
FC Minsk – não possui brasileiros
Belshina – não possui brasileiros
Dinamo Brest – não possui brasileiros
Shakhtyor – não possui brasileiros
BATE Borisov – não possui brasileiros
Os maiores campeões
O Campeonato Bielorrusso iniciou em 1992 e os primeiros anos de glória foram do FC Dinamo Minsk, campeão de seis das primeiras sete edições da liga (cinco delas consecutivas). De 1998 a 2005, várias equipes revezaram a coroa da competição, até que o BATE Borisov começou o seu reinado pelo país. De 2006 até 2018, só eles conquistaram a atual Liga Vysshaya, hegemonia que chegou ao fim na última temporada com o título do Dinamo Brest.
Abaixo, confira o número de títulos por equipe:
- FC BATE Borisov – 15
- FC Dinamo Minsk – 7
- FC Slavia – 2
- Dnepr Mogilev – 1
- FC Belshina – 1
- FC Gomel – 1
- FC Shakhtyor – 1
- FC Dinamo Brest – 1
Jogos da 1ª rodada
19/03 – Energetik-BGU 3 x 1 BATE Borisov
19/03 – Shakhtyor 0 x 1 Torpedo Zhodino
20/03 – 12h – Dinamo Brest x Wigwam Smolevichy
20/03 – 14h – Dinamo Minsk x Rukh Brest
21/03 – 08h – FC Vitebks x FC Gorodeya
21/03 – 10h – Isloch x Neman
22/03 – 08h – Slutsk x FC Slavia-Mozyr
22/03 – 10h – Belshina x FC Minsk