Um empate. É o que basta para o Atlético Mineiro manter vivo o sonho de, novamente, conquistar a América. Vivendo o seu melhor momento desde 2013, quando foi soberano no continente, o Galo deu um grande passo rumo às semifinais da Copa Libertadores 2021 ao vencer o River Plate na Argentina, por 1 a 0, pelo jogo de ida das quartas.
Agora, para o jogo decisivo no Mineirão, o Galo conta com um grande aliado, ou melhor, do maior de todos eles: a volta da apaixonada torcida atleticana, que não comparece ao estádio desde março de 2020 e já garantiu 16 mil ingressos para o confronto desta quarta-feira (18), às 21h30 (horário de Brasília).
Do outro lado da risca do meio de campo, no entanto, o Atlético encontra um tetracampeão da América que está bem disposto a estragar a festa atleticana, como já fez com outros brasileiros em outras edições do torneio continental. O River Plate quer chegar a mais uma semifinal de Libertadores e tem repertório para tentar reverter a desvantagem do jogo disputado no Monumental de Núñez.
O jogo de ida entre River Plate x Atlético Mineiro
Na Argentina, o Atlético soube se defender da pressão dos mandantes e fez valer a famosa “Lei do Ex”. Com um time mais compacto no meio-campo, os comandados do técnico Cuca praticamente “trancaram” a equipe do River, que tentou pressionar, mas esbarrou na defesa atleticana e nas boas defesas de Everson.
Para a infelicidade dos argentinos, o indigesto gol dos visitantes saiu dos pés de um velho conhecido da torcida “milionária”: o meia Nacho Fernández. O “motorzinho” do Galo teve atuação destacada com um belo gol em cima do ex-time, onde foi projetado para o futebol mundial, mas acabou expulso após uma decisão polêmica do VAR. Assim sendo, o principal personagem do jogo de ida está fora do confronto decisivo.
Dicas de apostas para River Plate x Atlético Mineiro
Casa Vence Algum Tempo: Sim
É inegável que, após a vantagem construída no jogo de ida, o Galo carregue certo favoritismo para o confronto decisivo em sua casa. O alvinegro chega para a partida contra o River embalado por uma sequência histórica de nove vitórias no Campeonato Brasileiro, que colocaram a equipe na liderança isolada da competição.
Um empate já garante o Atlético na próxima fase da competição continental, no entanto, um gol atleticano praticamente selaria a classificação. Se a equipe balançar as redes uma vez, os visitantes terão de marcar três gols para conquistar a vaga nas semis. Com o River mais exposto pela obrigatoriedade de buscar o resultado a todo instante, há grande possibilidade do Galo balançar as redes e sair vitorioso de ao menos um dos dois períodos.
Total de Gols do Jogo: Menos de 2.5
Assim como foi no primeiro confronto entre as equipes, a expectativa é de outro jogo equilibrado no Mineirão e de mais um resultado pouco elástico. Os comandados de Gallardo precisam buscar o resultado na casa do adversário e apenas um gol argentino já muda a história do jogo e coloca as equipes em pé de igualdade. Por outro lado, o Atlético não precisa se expor e, conforme mencionado, um gol atleticano praticamente selaria a classificação do alvinegro da em casa.
Aqui pesa também o retrospecto histórico entre as equipes. Centenários, os clubes só se encontraram três vezes na história, sempre pela Libertadores, e todos os embates terminaram com o 1 a 0 no placar (duas vitórias para o Atlético e uma para o River).
Dessa forma, vale apostar que a partida entre Atlético e River terá sim bola na rede, mas abaixo dos 2.5 gols.