Apesar da fama de ser uma competição acirrada, às vezes destacada por brigas, jogos truncados, muita rivalidade e hostilidade, a Copa Libertadores também traz grandes momentos de habilidade de jogadores brasileiros como um hat-trick. Fazer três ou mais gols em uma partida não é para qualquer um e os nomes a seguir conseguiram o feito nessa que é a principal competição de clubes da América. Confira os quais são os principais hat-tricks marcados por jogadores brasileiros na Copa Libertadores:
Luiz Adriano – Libertadores 2020
Logo na segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores 2020, o atacante Luiz Adriano mostrou para o que veio na competição. No Allianz Parque, o centroavante marcou os três gols da vitória do Palmeiras sobre o Guaraní-PAR. Vale destacar que o brasileiro é um dos poucos a anotar um hat-trick em Libertadores e em Liga dos Campeões, sendo o da competição europeia anotado com a camisa do Shakhtar Donetsk.
Fred – Libertadores 2019
Com a camisa do Cruzeiro, o atacante Fred marcou um hat-trick na goleada do time mineiro sobre o Huracán-ARG, no Mineirão. O confronto válido pela 4ª rodada da fase de grupos terminou 4 a 0 para a Raposa, Fred marcou os três primeiros gols da partida e ajudou o time a garantir a vaga para a próxima fase.
Jadson – Libertadores 2018
Quem também tem um hat-trick em Libertadores e Liga dos Campeões é o meia Jadson. Assim como Luiz Adriano, Jadson também anotou o seu hat-trick na competição europeia com a camisa do Shakhtar Donetsk. Já os três gols em uma única partida de Libertadores veio na goleada de 7 a 2 do Corinthians sobre o Deportivo Lara, na Venezuela.
Fred – Libertadores 2017
Com a camisa do Atlético-MG, o atacante Fred anotou um hat-trick ainda mais impressionante na competição sul-americana em 2017. Contra o Sport Boys-PER, Fred marcou quatro gols em apenas 20 minutos e ajudou o Galo a virar a partida e vencer por 5 a 2, na Arena Independência.
Neymar – Libertadores 2012
Hat-trick em Libertadores e Champions League também é um feito de Neymar. Com a camisa do Santos, o atacante marcou os três gols da vitória contra o Internacional, na Vila Belmiro, sendo um dos tentos concorrente ao Prêmio Puskas de gol mais bonito do ano.
Thiago Neves – Libertadores 2008
Na partida decisiva da final da Libertadores de 2008, Thiago Neves marcou os três gols da vitória do Fluminense contra a LDU por 3 a 1. O placar levou a decisão para os pênaltis no Maracanã, mas o time equatoriano acabou ficando com o título.
Fernando Baiano – Libertadores 1999
O feito de Fernando Baiano com a camisa do Corinthians na Libertadores de 1999 não é um simples hat-trick. O atacante marcou o hat-trick mais rápido já feito por um brasileiro na competição, três gols em um intervalo de apenas sete minutos. Não satisfeito, o jogador terminou a partida com cinco gols na vitória de 8 a 2 do Timão sobre o Cerro Porteño-PAR.
Jardel – Libertadores 1995
Outro jogador brasileiro a marcar um hat-trick contra um time do Brasil na competição sul-americana foi Jardel. Com a camisa do Grêmio, Jardel anotou três gols na goleada gremista de 5 a 0 sobre o Palmeiras, no Olímpico, naquela que seria a campanha que terminaria com o título gremista.
Everaldo – Libertadores 1992
Na edição de 92, o Criciúma era um dos representantes do Brasil na competição. Pela primeira fase, o time catarinense goleou o San José por 5 a 0, e um dos grandes responsáveis foi Everaldo que anotou três gols na partida, sendo dois no primeiro tempo e um logo no início da segunda etapa.
Palhinha – Libertadores 1992
Na campanha que culminaria com o primeiro título de Libertadores do São Paulo, Palhinha anotou os três gols da vitória tricolor contra o San José. A vitória de 3 a 0 veio na altitude de Oruro, na Bolívia.
Charles – Libertadores 1989
Como campeão brasileiro, o Bahia disputou a Libertadores de 1989 e não tomou conhecimento do Deportivo Táchira-VEN. A vitória por 4 a 1 teve grande contribuição do atacante Charles que anotou três gols.
Zico – Libertadores 1981
A campanha do primeiro título do Flamengo na Libertadores contou com um hat-trick de Zico. Em um intervalo de 20 minutos, o ídolo rubro-negro marcou três gols no Cerro Porteño, ajudando na vitória por 4 a 2 sobre os paraguaios.
Luisinho – Libertadores 1972
Defendendo as cores de um clube estrangeiro, Luisinho anotou um hat-trick na Libertadores de 1972. Com a camisa do Oriente Petrolero da Bolívia, Luisinho fez três gols na vitória sobre o América de Quito por 4 a 2.
Pelé – Libertadores 1963
O Rei também deixou o seu hat-trick em Libertadores contra um clube brasileiro. No caminho para o segundo título, o Santos teve como adversário o Botafogo, Pelé marcou os seus três gols ainda no primeiro tempo da partida que terminou 4 a 0 para o Peixe.
Coutinho – Libertadores 1962
Na campanha do primeiro título de Libertadores do Santos, Coutinho marcou três gols no massacre santista contra o Cerro Porteño. O Peixe goleou o time paraguaio por 9 a 1, na Vila Belmiro.