Barcelona x PSG: confira o retrospecto do confronto que cresceu em rivalidade na Champions League

Duelo dos times europeus ficou marcado pela “La Remontada”, uma das maiores viradas da história do futebol

Barcelona e PSG
Duelo dos times europeus ficou marcado pela “La Remontada”, uma das maiores viradas da história do futebol. (iStock)

Na Europa, as grandes rivalidades são entre equipes da mesma nacionalidade. Él Clásico, Derby de Madri, Derby de Manchester, Derby della Madonnina, Derby della Capitale… os exemplos são muitos desses grandes clássicos nacionais. No entanto, existem alguns confrontos internacionais que tiveram o nascimento de uma certa rivalidade. Como é o caso de Barcelona x PSG. 

Apesar da diferença histórica entre a equipe catalã e a equipe francesa, o aumento no poder de investimento do time parisiense somado aos recorrentes confrontos nas últimas edições de UEFA Champions League trouxeram uma certa rivalidade para o confronto. 

Quem venceu o primeiro confronto oficial?

A primeira partida oficial entre Barcelona e PSG foi, claro, proporcionada pelo melhor torneio de clubes da Europa, a Champions League. Nas quartas de final da edição de 1994/95, as duas equipes se enfrentaram duas vezes. Na época, o time catalão tinha nomes como Pep Guardiola e Ronald Koeman (ambos com passagem como treinador do Barça) e era comandado pelo ídolo holandês Johan Cruyff. Já do lado francês, os destaques estavam com o atacante George Weah e o meia brasileiro Raí.

O primeiro confronto oficial terminou empatado em 1 a 1 no Camp Nou. Já na partida de volta, em Paris, os donos da casa venceram por 2 a 1, com direito a um gol de Raí. Assim, o time francês eliminou o Barça. Apesar disso, quem conquistaria aquela edição do torneio europeu seria o Ajax. O time francês teve, ao menos, o artilheiro da competição em Weah. 

La Remontada

As duas equipes voltaram a se enfrentar em edições mais recentes de Liga dos Campeões, mas, sem dúvidas, o grande capítulo que deu uma rivalidade a mais para Barcelona x PSG foi o confronto que ficou conhecido como “La Remontada”, traduzindo do espanhol, “A virada”. 

Nas oitavas de final da Champions League 2016/17, o PSG caiu logo de cara com o badalado Barcelona do trio MSN (Messi, Neymar e Suárez). Em busca de se consolidar como um dos grandes times europeus, os franceses precisavam ter sucesso na principal competição de clubes do continente. 

Na partida de ida, o PSG não tomou conhecimento dos adversários e aplicou uma goleada de 4 a 0, no Parc des Princes. Assim, uma virada beirava o impossível. Contudo, “o impossível aconteceu, Meu Deus do Céu”. 

No Camp Nou, o Barcelona sabia que precisava de um milagre e logo cedo abriu o placar com Suárez. O segundo gol veio dos pés adversários, com Kurzawa contra. Logo no incío do 2º tempo, Messi marcou de pênalti e o otimismo era grande, até Cavani marcar para o PSG. Até os 40 minutos da etapa final o placar se manteve e, dessa forma, o Barcelona precisava ainda de mais três gols. E, com dois de Neymar na sequência e um de Sergi Roberto no último lance do jogo, o Barcelona fez 6 a 1 e conseguiu a classificação que ficou conhecida como “La Remontada”. 

Quem venceu mais vezes o confronto?

Em jogos oficiais, Barcelona e PSG se enfrentaram em 11 oportunidades, sendo quase todas em UEFA Champions League. Quem leva vantagem no retrospecto histórico do confronto é o time catalão, que venceu cinco partidas contra apenas três triunfos do time francês. A diferença de gols é um pouco expressiva também, afinal, o Barça marcou 22 gols e sofreu 16 no duelo.

Todos os jogos entre Barcelona e PSG:

Barcelona 1x1 PSG - Quartas de final Champions League 1994/95
PSG 2x1 Barcelona - Quartas de final Champions League 1994/95
Barcelona 1x0 PSG - Final Recopa Europeia 1996/97
PSG 2x2 Barcelona - Quartas de final Champions League 2012/13
Barcelona 1x1 PSG - Quartas de final Champions League 2012/13
PSG 3x2 Barcelona - Fase grupos Champions League 2014/15
Barcelona 3x1 PSG - Fase grupos Champions League 2014/15
PSG 1x3 Barcelona - Quartas de final Champions League 2014/15
Barcelona 2x0 PSG - Quartas de final Champions League 2014/15
PSG 4x0 Barcelona - Oitavas de final Champions League 2016/17
Barcelona 6x1 PSG - Oitavas de final Champions League 2016/17

Quem é o maior artilheiro do confronto?

Neymar vestiu a camisa das duas equipes e é o maior artilheiro do confronto Barcelona x PSG. Ao todo, o atacante brasileiro marcou sete gols em seis partidas disputadas. No entanto, todos os gols de Neymar foram marcados com a camisa do Barcelona. Atrás dele está o argentino Lionel Messi que disputou mais partidas (oito), mas marcou apenas quatro gols. Quem também fez quatro tentos no confronto foi outro sul-americano, Luis Suárez. Portanto, o famigerado trio de ataque do Barcelona, MSN, é quem detém a artilharia desse duelo. 

Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!